pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR VITÓRIA - ES

Vitória

Vitória

Vitória

Vitória

Vitória

Vitória

Vitória

Vitória

Vitória

Vitória

Vitória

Vitória

Vitória

Vitória

  • ex
  • ex
  • ex
  • ex
  • ex
  • ex
  • ex
  • ex
  • ex
  • ex
  • ex
  • ex
  • ex
  • ex
  • ex

Av. Nossa Senhora dos Navegantes, nº 700A - Praça do Papa
Telefone: (27) 3225-3787 / WhatsApp: (27) 99925-2279
e-mail: tamarvitoria@tamar.org.br

Horário de funcionamento
De quarta a domingo das 10h às 17h.

Valor dos ingressos
Inteira – R$20,00
Meia-entrada – R$ 10,00 (maiores de 60 anos, estudantes, professores, jornalistas e radialistas, ID Jovem, crianças a partir de 6 anos, doadores com comprovação, bem como pessoas com deficiência e seu acompanhante)

“Biólogo por um dia” mediante agendamento (clique no link abaixo):
bit.ly/tamarvitoria

As atividades do Projeto Tamar no Espírito Santo começaram no início da década de 80, quando uma das primeiras bases do Brasil foi instalada em Comboios, na praia de Regência, em Linhares no ano de 1982. Atualmente a Fundação Projeto Tamar conta com três bases de pesquisa e conservação (Comboios, Povoação e Pontal do Ipiranga) e um Centro de Visitantes (Vitória). Monitora 160km de praias continentais e protege quase 3.000 desovas e 150 mil filhotes, a cada temporada reprodutiva das tartarugas marinhas. A região da foz do Rio Doce, no norte do Estado, é reconhecida como segundo maior sítio reprodutivo da tartaruga-cabeçuda e a principal área com desovas regulares da tartaruga-de-couro (espécie criticamente ameaçada de extinção), no litoral brasileiro. O Arquipélago de Trindade, pertencente ao município de Vitória que fica a cerca de 1000km da costa do Espírito Santo, consiste na principal área de desovas de tartaruga-verde (Chelonia mydas) no Atlântico Sul Ocidental.

O Centro de Visitantes da Fundação Projeto Tamar de Vitória foi inaugurado em novembro de 2012, está instalado no Parque Municipal Ilha do Papagaio, o qual tem uma gestão compartilhada entre a Prefeitura Municipal de Vitória a Fundação Projeto Tamar. O CV tem o objetivo de desenvolver ações de proteção do meio ambiente marinho e de sua biodiversidade na capital do Espírito Santo. Faz parte do desenvolvimento da orla e circuito turístico e cultural da Enseada do Suá, localizando-se entre o Horto Mercado, Praça do Papa, o Espaço Baleia Jubarte e o Cais das Artes.

No local, são realizadas atividades de educação e sensibilização ambiental com crianças e adultos. O visitante encontrará um roteiro interpretativo com muitas informações a respeito das ações de pesquisa e conservação das tartarugas marinhas no Brasil, biologia das espécies e espaços temáticos que evidenciam todo o ciclo de vida das tartarugas marinhas. Além disso, poderá visitar um incrível mirante, com vista panorâmica aos principais pontos turísticos da Grande Vitória e a loja do Projeto Tamar.

 

VISITA SEGURA

Estamos preparados para recebê-los com segurança. Temos totens de álcool em gel disponíveis por todo o percurso, controle de distanciamento na fila, aferição de temperatura e uso obrigatório de máscara durante todo o percurso. Porém, em atenção às recomendações de prevenção e controle de infecção do Covid 19, estamos com algumas áreas do Centro de Visitantes fechadas e as atividades que geram aglomeração de pessoas estão temporariamente suspensas.

Atrações

  • TANQUES E AQUÁRIOS
  • ESPAÇOS TEMÁTICOS
  • BIÓLOGO POR UM DIA
  • ESPAÇO ALIMENTOS E BEBIDAS
  • LOJA DA FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR
  • ESPAÇO INFANTIL
  • ESPAÇO CULTURAL
  • ATIVIDADES INTERATIVAS
  • VISITAS ORIENTADAS

São três tanques: o “Tanque Ninho”, com uma maquete esquemática contendo filhotes de tartarugas marinhas e que reproduz o desafio à sobrevivência destes pequenos durante seus primeiros anos de vida; o “Tanque Ilha”, com indivíduos sub-adultos e adultos, com uma estrutura diferenciada em forma de cápsula e visores subaquáticos que permitem melhor observação do mergulho e natação dos animais; e o “Tanque Barco”, habitado por tartarugas marinhas juvenis e que apresenta uma dos principais desafios à sobrevivência destes animais: a captura incidental por diversas pescarias.

Voltados a sensibilização ambiental, os espaços temáticos são exposições relacionadas a vida das tartarugas, ameaças a sua conservação e ações que a Fundação Projeto Tamar desenvolve na proteção desses animais.

No espaço temático sobre a Ilha da Trindade é possível conhecer mais sobre esta ilha oceânica capixaba, principal local de desova das tartarugas-verde no país. Num espaço multimídia são ministradas palestras e exibidos vídeos e no “Espaço do saber”, que conta com carapaças, esqueletos e filhotes de tartarugas marinhas conservados em formol, é possível conhecer mais a respeito dos principais impactos humanos à sobrevivência desses animais.

O mirante oferece uma vista panorâmica dos principais pontos turísticos da Grande Vitória: a baía de Vitória, o Convento da Penha, a Terceira Ponte e o Morro do Moreno, espaço ideal para belíssimas fotografias. 

Esta atividade possibilita que o visitante tenha a inesquecível experiência de conhecer e acompanhar o trabalho que a Fundação Projeto Tamar desenvolve para a proteção das tartarugas marinhas. Crianças e adultos de todas as idades, acompanhados por um monitor, podem acompanhar de perto as ações de educação ambiental realizadas no Centro de Visitantes, além de conhecer os bastidores do trabalho de manejo e cuidado com as tartarugas marinhas, preparo e alimentação dos animais.

O programa Biólogo por um dia é oferecido em dois formatos: apenas para o público infantil e para todas as idades. No formato infantil as crianças ganham um Kit Biólogo por um dia e as experiências são mais lúdicas. Acontecem durante uma manhã ou tarde inteira. Nele são formados grupos pequenos de até 6 crianças, com 6 até 12 anos.

O Biólogo por um dia no formato família é destinado a pessoas de todas as idades. São formados grupos de até 10 participantes e tem duração de cerca de 1h30. 

Dentro do Projeto Tamar há uma cantina para desfrutar de lanches deliciosos e um espaço destinado para alimentação.

A loja de produtos Tamar é mais uma oportunidade para contribuir com o trabalho de pesquisa e conservação das tartarugas marinhas. São comercializados produtos confeccionados no Brasil, principalmente o material produzido pelas confecções da Fundação Projeto Tamar nas localidades de Regência/ES e Pirambu/SE e pelos grupos de artesanato apoiados. A renda obtida é integralmente aplicada nas atividades desenvolvidas: proteção e pesquisa, sensibilização e educação ambiental, geração de emprego e renda, inclusão social e envolvimento comunitário.

As atividades que geram aglomeração de pessoas estão temporariamente suspensas como medida de prevenção à propagação do novo coronavírus.

Espaço destinado ao público infantil, com atividades ludo educativas, parquinho, jogos, mesas, material para pintura e ainda livros com histórias relacionadas a conservação dos oceanos. Mais uma maneira de aprender sobre as tartarugas marinhas, a importância da proteção da natureza e de se divertir.

As atividades que geram aglomeração de pessoas estão temporariamente suspensas como medida de prevenção à propagação do novo coronavírus.

O Espaço cultural de Vitória é destinado para apresentações musicais, teatrais e artísticas ligadas ao movimento Tamarear, demonstrando que o tema da conservação da natureza também está intimamente conectado com a arte. No palco se já apresentaram artistas como Chico César, Zé Geraldo, entre outros.  

As atividades que geram aglomeração de pessoas estão temporariamente suspensas como medida de prevenção à propagação do novo coronavírus.

As atividades interativas mediadas por um monitor permitem ao visitante conhecer mais sobre o trabalho de pesquisa e conservação do Projeto Tamar, aprender sobre as tartarugas e toda a vida marinha e conhecer as ameaças causadas pelo homem, capazes de afetar todo o ecossistema. Diariamente são realizadas atividades interativas como a Alimentação das tartarugas e atividades de enriquecimento ambiental.

As atividades que geram aglomeração de pessoas estão temporariamente suspensas como medida de prevenção à propagação do novo coronavírus.

Atualmente, as visitas são autoguiadas, com placas informativas e demarcações de sentido único ao longo de todo o roteiro interpretativo. Ao entorno dos atrativos estará disponível um membro de nossa equipe para esclarecer dúvidas e conversar sobre as tartarugas marinhas.

Como chegar

Em Vitória, deve-se seguir pela beira-mar até a Praça do Papa, na Enseada do Suá e acessar o estacionamento da Praça. O Projeto Tamar Vitória está entre a Capitania dos Portos e os restaurantes da Praça.

Os ônibus municipais e intermunicipais são boa opção, pois existem paradas na frente da praça do Papa.

Petrobras