pagina inicial Petrobras
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Florianópolis - SC

Florianópolis - Centro de Visitantes

Florianópolis - Centro de Visitantes

Show de Lenine no palco do Tamar de Barra da Lagoa

Florianópolis - Centro de Visitantes

Florianópolis - Centro de Visitantes

Florianópolis - Centro de Visitantes

  • ex
  • ex
  • ex
  • ex
  • ex
  • ex

Rua Professor Ademir Francisco s/n, Barra da Lagoa.
Telefone: (48) 3236-2015
E-mail: tamarsul@tamar.org.br

Aberto todos os dias, incluindo feriados
Até o dia 20/12/2017, das 09:30 às 17:30
De 21/12/2017 ao dia 18/02/2018, das 10:00 às 19:00

Para minimizar os efeitos predatórios da pesca sobre as tartarugas marinhas, o Projeto TAMAR instalou em 2005 a sua base na região, na praia da Barra da Lagoa, distante 25 km do centro de Florianópolis, na costa leste da ilha.

O Museu do TAMAR, também implantado na área da base, auxilia no trabalho de conscientização e educação ambiental de visitantes, comunidades e pescadores. Conta com infraestrutura que inclui cinco tanques de observação com exemplares de quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas que desovam no Brasil, sala de video e exposições, espaço infantil e loja para venda de produtos TAMAR.

Atrações

  • VISITA ORIENTADA
  • ALIMENTAÇÃO DAS TARTARUGAS
  • ALIMENTAÇÃO INTERATIVA
  • HORA DO BANHO
  • SOLTURAS
  • EXPOSIÇÕES E VÍDEO
  • ESPAÇO INFANTIL

Todos os dias pela manhã e pela tarde são realizadas visitas guiadas com quem estiver no TAMAR e quiser acompanhar. Confira os horários na bilheteria. As escolas devem agendar as visitas pelo telefone (48) 3236-2015, de segunda à sexta, em horário comercial. São mais de 20 mil alunos atendidos em visitas escolares por ano.

A visita guiada dura em torno de uma hora e mostra as principais ações do Projeto TAMAR para proteger as tartarugas marinhas no Brasil.

Você pode acompanhar a alimentação das tartarugas marinhas, todos os dias, às 15:30, com uma visita guiada para saber mais sobre a conservação das tartarugas e dos oceanos.

Aos sábados e domingos às 14h00, as crianças podem ajudar na alimentação das tartarugas marinhas. São distribuídas 50 senhas às 13:45 para que as crianças possam dar um pedaço de peixe para uma das tartarugas.

Aos sábados e domingos pela manhã, as crianças podem dar um "banho na tartaruga". De fora da piscina, com um esfregão, as crianças podem ajudar a esfregar o casco de uma tartaruga marinha de mais de 100 kg.

*A atividade pode ser cancelada sem aviso prévio.

Quando as tartarugas são entregues ao TAMAR ou encontradas doentes ou machucadas, elas são tratadas por uma equipe veterinária e depois que recebem alta são devolvidas ao mar. Essas solturas são abertas ao público e você pode participar. As solturas são divulgadas no Facebook oficial do Projeto TAMAR e via mailing, quando é possível convidar o público. Para saber mais informações, ligue para (48) 3236-2015. 

Há sala de vídeo climatizada com 60 lugares, exposição permanente de painéis fotográficos auto-explicativos com informações sobre o ciclo de vida e anatomia das tartarugas, principais ameaças, reprodução e história do TAMAR.

Espaço exclusivo destinado à recreação das crianças, com mesa, lápis de cor, giz de cera, desenhos do fundo do mar, recortes de animais marinhos para serem coloridos e ainda livros com histórias infantis com temas da conservação dos oceanos.

Como chegar

Chegando na Lagoa da Conceição, seguir pela rodovia SC-406, passando pela Praia Mole, até chegar à Barra da Lagoa. Na primeira bifurcação, virar à esquerda e seguir pelo Acesso Norte da Barra da Lagoa. No trevo do Acesso Norte, virar à direita e seguir até o loteamento Cidade da Barra, onde fica o Museu do TAMAR, a cerca de 20km do Centro de Florianópolis (via Morro da Lagoa) e a 23km do aeroporto (via Rio Tavares).

Ingresso

Inteira - R$ 15,00
Meia entrada - R$ 7,50 (Estudantes, crianças até 12 anos e pessoas acima de 60 anos)
Cortesia - Crianças até 1,20 m
Para escolas e grupos particulares o valor é diferenciado em função do atendimento especial. Consulte-nos no momento do agendamento da visita.

 

Petrobras