A Fundação Projeto Tamar se dedica continuamente ao aperfeiçoamento de suas estratégias de ação e à criação de alternativas que ampliem o envolvimento da sociedade e a geração de recursos próprios. Para tal, são priorizadas as atividades que resultem em benefícios socioeconômicos para as comunidades litorâneas e contribuam com a proteção das tartarugas marinhas e ecossistemas associados.
Nas localidades com maior potencial turístico estão instalados Centros de Visitantes e Lojas Tamar, que geram oportunidades de emprego e renda e movimentam a economia local. Já em áreas com potencial limitado de desenvolvimento econômico, a Fundação busca envolver a comunidade em processos de produção e comercialização, nas Confecções Projeto Tamar e nos Grupos de Artesanato regionais apoiados.
Há um fluxo regular de produtos entre as diferentes bases e, consequentemente, entre as respectivas comunidades, resultando em uma cadeia de produção social onde a peça de uma região é vendida em outra, e os aspectos culturais são valorizados.
Dessa forma as comunidades contribuem e participam diretamente das iniciativas que visam a sustentabilidade da instituição, de forma a garantir maior independência e a continuidade das ações de conservação das tartarugas marinhas a longo prazo.
Essa estratégia vem permitindo que as populações litorâneas percebam que a tartaruga marinha é muito mais valiosa viva do que morta, engajando cada vez mais pessoas na proteção das espécies.