pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Fundação Projeto Tamar comemora resultados do trabalho de parceria e sensibilização com pescadores do norte do Rio de Janeiro.

26/08/2022 - Doze tartarugas-verdes foram resgatadas de redes de emalhe no mês de julho ↓

Desde setembro de 2021, a Fundação Projeto Tamar, com apoio da empresa Gás Natural do Açu (GNA), realiza um trabalho com os pescadores do norte do Rio de Janeiro. Uma das ações foi direcionada a sensibilizar e buscar a colaboração daqueles que utilizam redes de emalhe costeira. Para isso, nossa equipe passou a abordar esses pescadores nas praias e conversar sobre temas como: captura incidental, pesca responsável, técnicas para reanimar tartarugas afogadas, ciclo de vida delas, entre outros.

Foram mais de 100 pescadores entrevistados e, com o início dessa aproximação, começamos a receber comunicados de desova e encalhes, mas nenhuma ocorrência de um animal vivo capturado nas redes de emalhe. Até que, no mês de julho, doze tartarugas-verdes (Chelonia mydas) foram resgatadas nesse tipo de pesca. Todas ainda eram juvenis e puderam retornar ao mar após serem avaliadas, registradas e marcadas.

Além desse trabalho, a Fundação Projeto Tamar, também em parceria com a GNA, RPPN Fazenda Caruara e colônias de pesca de Farol de São Tomé, São João da Barra e São Francisco do Itabapoana, promoveu esse ano três cursos sobre montagem do TED. Sigla em inglês para “Turtle Excluder Device”, ou dispositivo exclusor de tartarugas. Esse dispositivo é utilizado para evitar a captura incidental de tartarugas marinhas por barcos de arrasto de camarão.

Conduzidos pela pesquisadora Dra. Dérien Vernetti, especialista no assunto, e pelo coordenador do Programa Interação Tartarugas x Pesca da Fundação Projeto Tamar, M.Sc Bruno Giffoni, os cursos foram totalmente práticos e os TEDs montados ficaram disponíveis nas colônias de pesca para que pescadores e público em geral possam conhecer o dispositivo.

Através de ações como essas, informamos e transformamos as comunidades locais em agentes de proteção.  Assim, uma relação de confiança fundamental para a conservação marinha também é construída.

 

Tartaruga Tartaruga-de-couro ou Tartaruga-gigante

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR AREMBEPE - BA

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras