14/03/2023 - Professores e estudantes são públicos fundamentais para sensibilização ambiental. ↓
Os Centros de Visitantes difundem a mensagem da conservação marinha e mostram o que a Fundação Projeto Tamar faz para proteger as tartarugas marinhas, animais pré-históricos e ameaçados de extinção. Localizados em Fernando de Noronha/PE, Aracaju/SE, Praia do Forte/BA, Vitória/ES, Ubatuba/SP e Florianópolis/SC, cada um tem características próprias, adaptadas às realidades locais. Neles, são atendidos turistas, moradores das comunidades, além de grupos escolares de instituições públicas e privadas.
Estes espaços lúdicos e repletos de informações possuem, além do atendimento do público em geral, grande potencial como instrumentos didáticos para escolas, promovendo novas experiências e estimulando a busca por conhecimento.
No programa de atendimento às escolas, as visitas são agendadas e acompanhadas por monitores, profissionais ligados às diversas áreas de conhecimento como: Oceanografia, Biologia, Veterinária, entre outras. Os participantes são conduzidos por exposições temáticas, conhecem o ciclo de vida das tartarugas marinhas, discutem sobre os desafios para a conservação das espécies (ameaças) e soluções, além de conhecer as conquistas alcançadas em mais de 40 anos de Fundação Projeto Tamar.
A experiência de ver os animais de perto cria um vínculo que estimula o aprendizado, e sensibiliza os participantes para o tema de conservação marinha. Além disso, uma abordagem diferente, com linguagem e recursos adaptados, é usada para cada nível de ensino e idade.
Se você é guia, professor ou estudante e tem interesse em agendar uma visita com um grupo, entre em contato com o Centro de Visitante mais próximo. Venha viver essa experiência incrível!
Fernando de Noronha / PE
Aracaju / SE
Praia do Forte / BA
Vitória / ES
Ubatuba / SP
Florianópolis / SC
Equipe de Pesquisa discute prioridades de ações da Fundação Projeto Tamar
Projeto TAMAR: Manejo Adaptativo na Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil
No mês das crianças, que tal se aproximar das tartarugas marinhas?
Celebração da Oceanografia: Homenagem e Inovação em Prol da Conservação Marinha