pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Uma tartaruga gigante nas Terras das Olivas: o fascinante museu do Tamar em Aracaju

02/11/2023 - Conheça o museu das tartarugas na capital sergipana, e descubra a experiência imersiva na conservação marinha. ↓

O litoral sergipano é conhecido por abrigar o maior berçário de tartarugas olivas (Lepidochelys olivacea) no Brasil, registrando a cada temporada reprodutiva mais de 10 mil desovas, além de ter sido uma das primeiras localidades a instalar uma base do Tamar na década de 80.  O museu da Fundação Projeto Tamar em Aracaju, conhecido também como Oceanário, foi inaugurado em junho de 2002.

Localizado em uma região privilegiada ao redor dos lagos da orla de Atalaia, onde existem muitas belezas naturais, destaca -se de maneira encantadora através de seu telhado em formato de tartaruga marinha, um verdadeiro cenário paisagístico a 500m do mar.

O museu possui uma grande diversidade de animais, sendo mais de 50 espécies, abrigadas em 17 aquários e 7 tanques. Quem visita pode conhecer de pertinho as tartarugas marinhas em diferentes fases de vida, invertebrados como polvos, estrelas-do-mar, anêmonas e caranguejo, além de várias espécies de peixes, como raias e tubarões lixa.

Os espaços temáticos, com material informativo, réplicas, e a presença de monitores capacitados impulsionam a curiosidade, desenvolvem estímulos que auxiliam na percepção dos visitantes, levando-os ao aprendizado sobre ciclo de vida, ameaças e importância ecológica das tartarugas, por meio da sensibilização e educação ambiental.

Os grupos escolares representam um público cativo do Tamar em Aracaju. A visita guiada pela equipe da educação ambiental pelo museu, é uma experiência e oportunidade para que os alunos compreendam e associem na prática os assuntos abordados em sala de aula, através de atividades dinâmicas e lúdicas da educação não-formal. Sendo também, uma chance valiosa para a Fundação Projeto Tamar atrair mais pessoas para a causa da conservação e, quem sabe, despertar o interesse dos futuros profissionais, em diversas áreas de preservação ambiental.

Você pensa que acabou? São muitos os motivos para conhecer o Centro de Visitantes em Aracaju, sempre com uma programação especial pensada para cada idade, com muita interatividade através das visitas guiadas, alimentações assistidas, oficinas culturais e infantis. Tudo pensado para multiplicar a mensagem da conservação marinha.

A sua visita promove, de forma direta, para que ações de conservação, pesquisa e inclusão social sejam desenvolvidas pela Fundação Projeto Tamar em todo litoral brasileiro.

Venham nos visitar!!

Tartaruga Tartaruga-de-couro ou Tartaruga-gigante

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR FLORIANÓPOLIS - SC

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras