12/11/2024 - As atividades interativas realizadas nos Museus do Tamar proporcionam experiências únicas onde as pessoas interagem com as equipes Tamar, tartarugas e outras espécies da fauna marinha! ↓
Os Museus da Fundação Projeto Tamar promovem o conhecimento somado à emoção e encantamento de uma experiência que sensibiliza as pessoas para a causa da conservação marinha. Além dos painéis informativos e tanques com exemplares das espécies de tartarugas marinhas e fauna acompanhante, os visitantes podem interagir com a equipe do Projeto Tamar e os animais, através de atividades interativas, apresentações musicais, teatro, exposições, palestras e outras ações.
As atividades interativas em específico, vão desde visitas guiadas com nossa equipe de monitores até atividades que possibilitam uma interação maior com as tartarugas como a Hora do Banho, Hora do Gelo, Enriquecimento Ambiental, Alimentação Interativa e as atividades desenvolvidas pelo Programa Biólogo por um dia. Na prática, o envolvimento emocional gerado por esta aproximação e cuidado com os animais enriquece a experiência da visita e abre caminhos para a conscientização ambiental. Estas ações são divulgadas nas redes sociais com antecedência para que os interessados possam participar.
Você já participou de uma alimentação interativa? Na Alimentação Interativa os visitantes podem observar e ajudar a alimentar as tartarugas. No momento da alimentação, a equipe do Projeto Tamar orienta o visitante a dar comida para os animais, além de contar curiosidades sobre as espécies e responder perguntas sobre o ciclo de vida. Em alguns Museus, os visitantes durante a alimentação dos tubarões lixa, espécie também ameaçada de extinção, podem observar mais de perto as características dos animais, com a sucção do alimento.
Em alguns Museus, temos a Hora do Banho, quando os visitantes são convidados a dar banho nas tartarugas. Enquanto ocorre a atividade, o monitor passa informações sobre as esses animais e seus aspectos biológicos, além das ações de que podem contribuir para preservação.
O Enriquecimento Ambiental, como a hora do gelo e horta da tartaruga, são atividades onde os visitantes podem vivenciar uma técnica do manejo que promove o bem-estar para as tartarugas. Estas intervenções no dia-a-dia das tartarugas têm como objetivo tornar os ambientes mais dinâmicos, que estimulam comportamentos que estes animais teriam no ambiente marinho natural. Criando assim, desafios e oportunidades de escolha para os animais.
E que tal uma experiência mais exclusiva?
No Programa Biólogo por um dia crianças e adultos de todas as idades podem seguir os passos de nossa equipe nos Museus e nas ações de educação ambiental, participando de atividades como o cuidado com as tartarugas, o preparo e alimentação dos animais, e conhecendo o porquê de todo esse trabalho. No formato infantil, as experiências são mais lúdicas e voltadas para pequenos grupos de até 6 crianças, de 6 a 12 anos, que ganham um "Kit Biólogo por um Dia". Já no formato para todas as idades, grupos com até 15 participantes podem participar da atividade.
Para saber mais sobre o Programa Biólogo por um dia clique aqui.
Ficou curioso? Venha nos visitar e participe da conservação das tartarugas marinhas.
Equipe de Pesquisa discute prioridades de ações da Fundação Projeto Tamar
Projeto TAMAR: Manejo Adaptativo na Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil
No mês das crianças, que tal se aproximar das tartarugas marinhas?
Celebração da Oceanografia: Homenagem e Inovação em Prol da Conservação Marinha