04/11/2010 - Para resgatar a cultura e costumes locais, um dos objetivos do Tamar, a base do Projeto em Arembepe/BA promoveu o 4⁰ Torneio Tamar de Barcos de Coco de Arembepe. ↓
Para resgatar a cultura e costumes locais, um dos objetivos do Tamar, a base do Projeto em Arembepe/BA promoveu o 4⁰ Torneio Tamar de Barcos de Coco de Arembepe. Os pequenos barcos a vela são feitos com cascas de coco e colocados para navegar nas lagoas da região. É uma tradicional brincadeira de crianças e jovens das comunidades, conforme relatam antigos pescadores locais.
O torneio, realizado na lagoa Pau de Cinza, promoveu a interação entre pais e filhos, alegria e entretenimento para a comunidade local. Contou com barquinhos confeccionados artesanalmente por pais e filhos, em casa e nas oficinas realizadas na Escolinha do Tamar, com ajuda do seo Mimi (Anelton Tavares Ribeiro), antigo morador da comunidade, profundo conhecedor dessa arte.
As 26 equipes inscritas concorreram em três categorias: originalidade (beleza, construção e decoração diferenciadas), que premiou os barquinhos de Islandra, em primeiro lugar; Max ficou em segundo; Adnei Batista e Maira Batista em terceiro. Em navegabilidade I (barquinho que navegou em menor tempo o percurso pré-estabelecido na lagoa), os vencedores foram Marcelo Miguel, Clara Beatriz e Julio Gabriel, em primeiro; Beatriz Carvalho e Edite França em segundo; e Juliana em terceiro; em navegabilidade II, Adnei Batista e Maira Batista ganharam o torneiro; Max ficou em segundo e Islandra e Gislaine em terceiro. Todos os participantes ganharam medalhas e os vencedores troféus e kit’s Tamar.
Encontro Anual do WIDECAST Reúne Especialistas em Conservação de Tartarugas Marinhas no Caribe
Homenagem ao Dia das Mulheres: Celebrando a Força e a Vida !
Os Desafios da Poluição Luminosa e os Impactos sobre as Tartarugas Marinhas
Projeto de rastreamento de tartarugas-de-couro por satélite no Espírito Santo
Workshop Anual de Veterinária e Tartarugas Marinhas: A Contribuição da Fundação Projeto Tamar
Culturarte 2024: Cultura, Arte e Conservação em Pirambu- Sergipe.
Equipe de Pesquisa discute prioridades de ações da Fundação Projeto Tamar