01/06/2011 - A apresentação destacou ações voltadas à conservação marinha, ao desenvolvimento e inserção comunitária e à interação com pesca. ↓
O Projeto Tamar, representado pelo oceanógrafo Fernando Niemeyer Fiedler, do Programa Interação Tartarugas Marinhas e Pesca, apresentou em maio, no Chille, sua experiência de 30 anos no desenvolvimento de ações voltadas à conservação marinha, ao desenvolvimento e inserção comunitária e à interação com pesca.
Fiedler fez palestra durante reunião realizada dia 9, por iniciativa da ong Pacífico Laúd e do Centro de Investigación e Desarrollo de Profesionales Marinos Pacífico – Promar Pacífico Ltda. Em seguida, o oceanógrafo visitou algumas comunidades pesqueiras e barcos de pesca industrial da região de Valparaíso e Viña del Mar (área central do Chile), onde há uma atividade bastante intensa.
O encontro reuniu setores do governo, pesquisa-dores, ong’s e pescadores artesanais na vila de Chipana, região norte do Chile. O objetivo foi fortalecer o trabalho de informação e conscienti-zação que vem sendo realizado nessa região, que tem histórico de conflito, principalmente com a pescaria de rede de cerco para anchoita (proibida próxima à costa), que captura incidentalmente tartarugas marinhas.
Houve reuniões para exposições de diferentes ações relacionados às tartarugas marinhas no Chile, além de apresentações sobre experiências de instituições estrangeiras. Além do representante do Tamar, também participaram como convidados internacionais Alejandro Falabrino (Proyecto Karumbé/Uruguai) e Joanna Alfaro Shigueto (Pro Delphinus/Peru).
Equipe de Pesquisa discute prioridades de ações da Fundação Projeto Tamar
Projeto TAMAR: Manejo Adaptativo na Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil
No mês das crianças, que tal se aproximar das tartarugas marinhas?
Celebração da Oceanografia: Homenagem e Inovação em Prol da Conservação Marinha