02/06/2011 - Venha conferir as exposições que resgatam a história dos faróis e saiba da importância de sua preservação para o Brasil e para o meio ambiente. ↓
A inauguração de duas exposições permanentes, em maio, marcaram a abertura inédita do farol Garcia D’Ávila, na Praia do Forte/BA, para visitação. O Tamar e a Marinha do Brasil apresentam as mostras Iluminando Memórias, que conta as transformações ocorridas em torno do farol e sua relação com o Projeto; e Luzes da Amazônia Azul, inaugurada em evento comemorativo pelos 150 anos do farol de Abrolhos. As duas exposições, que estão no Centro de Visitantes da Praia do Forte, têm o propósito de resgatar a história dos faróis e destacar a importância de sua preservação para o país e para o meio ambiente.
A cerimônia de abertura teve a presença de muitos amigos do Tamar, como: o Presidente do Superior Tribunal Militar, Almirante-de-Esquadra Álvaro Luiz Pinto; o Comandante do 2° Distrito Naval, Vice-Almirante Carlos Autran de Oliveira Amaral; o Secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Colbert Martins; Capitão de Fragata Andre Moraes Ferreira, Encarregado pelo Serviço de Sinalização Náutica do Leste -SSN2; e o último faroleiro da unidade, José Nunes Pereira, conhecido como Seu Cajueiro.
Informações relacionadas:
Exposição resgata a história de um farol
Equipe de Pesquisa discute prioridades de ações da Fundação Projeto Tamar
Projeto TAMAR: Manejo Adaptativo na Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil
No mês das crianças, que tal se aproximar das tartarugas marinhas?
Celebração da Oceanografia: Homenagem e Inovação em Prol da Conservação Marinha