20/06/2011 - O Termo de Compromisso com a Prefeitura Municipal de Vitória é para a instalação do CV no Parque Municipal Ilha do Papagaio. ↓
O Tamar/Espírito Santo, através da Fundação Pro-Tamar, acaba de assinar (8/6) Termo de Compromisso com a Prefeitura Municipal de Vitória para a instalação do Centro de Visitantes de Vitória, no Parque Municipal Ilha do Papagaio. O prefeito João Cóser, que assinou o documento, inaugura com o projeto a gestão compartilhada, uma nova forma de administração do bem público, com benefícios mútuos e múltiplos.
O litoral do Espírito Santo é um dos locais de grande concentração de juvenis de tartaruga-verde (Chelonia mydas) que utilizam a baia de Vitoria como área de alimentação e desenvolvimento e a ilha de Trindade como um dos principais sítios de reprodução no Atlântico Sul.
Além do Centro de Visitantes, o Tamar/Vitória vai contar com uma base de apoio para reabilitação de tartarugas marinhas e um Centro de Educação Ambiental, para desenvolvimento de programas educativos específicos. Toda a estrutura vai atuar em função da conservação e proteção da biodiversidade marinha.
Segundo o coordenador regional do Tamar no Espírito Santo, oceanógrafo Joca Thomé, o Projeto poderá ainda desenvolver ações de sensibilização e conscientização da população quanto a importância da conservação dos ambientes costeiros e ilhas, além da necessidade de despoluição da baia de Vitória. Joca lembra ainda que os Centros de Visitantes do Tamar são ferramentas importantes na geração de trabalho e renda, através do ecoturismo.
Equipe de Pesquisa discute prioridades de ações da Fundação Projeto Tamar
Projeto TAMAR: Manejo Adaptativo na Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil
No mês das crianças, que tal se aproximar das tartarugas marinhas?
Celebração da Oceanografia: Homenagem e Inovação em Prol da Conservação Marinha