02/07/2011 - O programa Globo Mar, exibido na sexta-feira (30/6), pela Rede Globo, foi gravado na ilha de Trindade, o mais distante território brasileiro. Leia mais. ↓
O programa Globo Mar, exibido na sexta-feira (30/6), pela Rede Globo, foi gravado na ilha de Trindade, localizada a 1.200km da costa do Espírito Santo, o mais distante território brasileiro.
A expedição aconteceu entre os dias 12 e 20/6, registrou e mostrou no programa toda a exuberância natural de Trindade e a importância da mesma para a conservação da biodiversidade marinha no Atlântico. É uma das maiores áreas de desovas das tartarugas verdes no Atlântico Sul.
Contou com o apoio da Marinha do Brasil e a presença do vice-almirante comandante do 1º Distrito Naval do Rio de Janeiro, Carlos Augusto de Sousa, demonstrando a importância de Trindade para o pais.
Além da equipe do programa, pesquisadores e oficiais da Marinha do Brasil, estavam a bordo da Fragata Greenhalgh. Durante a viagem, o oceanógrafo Nilamon de Oliveira Leite Jr fez palestra sobre os 30 anos de trabalho do Tamar, em Trindade e no Brasil.
O repórter Ernesto Paglia mostrou durante o programa uma abertura de ninho pelos estagiários do Tamar e soltou filhotes, pois coincidiu com o final da temporada de reprodução das tartarugas-verdes (Chelonia mydas). Nas ilhas oceânicas (Trindade, Fernando de Noronha e Atol das Rocas), o período de desova das tartarugas ocorre entre dezembro e julho.
Equipe de Pesquisa discute prioridades de ações da Fundação Projeto Tamar
Projeto TAMAR: Manejo Adaptativo na Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil
No mês das crianças, que tal se aproximar das tartarugas marinhas?
Celebração da Oceanografia: Homenagem e Inovação em Prol da Conservação Marinha