14/09/2011 - Confira a programação de setembro dos Centros de Visitantes pelo Brasil. Já vai começar a 5ª Primavera dos Museus! Venha e traga toda a família. Leia mais. ↓
Através dos seus Centros de Visitantes/Museus Abertos da Tartaruga Marinha, o Projeto Tamar-ICMBio promove diversos eventos, neste mês de setembro (19 a 25/9/11), integrando-se à 5ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), do Ministério da Cultura, tendo como tema Mulheres, Museus e Memórias.
A Primavera dos Museus conta este ano com a participação de 589 instituições, que vão promover 1.779 atividades em 310 cidades de todas as regiões do país. A programação pode ser vista no site do IBRAM.
Veja a seguir, a programação que o Tamar preparou para você, em cada estado onde há Centros de Visitantes/Museus da Tartaruga:
BAHIA
Na Praia do Forte, tem a exposição Música e Mar, com as telas do artista por trás das réplicas do Projeto Tamar, Dudu Rodrigues; o programa Tamar em Cena, com teatro, música e informação; e Cine Tamar. Há ainda atividades variadas, como visita orientada, oficina de artes e o teatro de fantoches Tamarzinhos.
SERGIPE
O Oceanário de Aracaju, construído e mantido pelo Tamar na praia de Atalaia, também se integra ao evento, com visitas orientadas, palestras, exposições e a participação especial do grupo de bordadeiras do municipio de Pirambu, onde fica a principal base do Projeto no Estado.
CEARÁ
A base cearense, com sede em Almofala, realizará atividades no seu Centro de Educação Ambiental e em espaços públicos de Almofala, Sitio Alegre e Torrões. A programação inclui exposição de fotos, sarau com crianças, adolescentes e adultos, oficina de papel reciclado, teatro de fantoches, jogos educativos com material reciclado, caça ao tesouro, além de brincadeiras como amarelinha e pula-corda.
ESPÍRITO SANTO
Os capixabas têm a mulher como inspiração e motivo de sua programação, considerando que ela é o tema central da Primavera dos Museus. Assim, a base de Guriri promove exposições fotográficas, oficinas de cerâmica e encontros com mulheres importantes da cultura local, como doceiras que fazem o tradicional beiju e artesãs que produzem panelas e outras peças de barro. As bases de Regência e Pontal do Ipiranga destacam, em oficinas de artesanato, exposições, exibição de filmes, palestras e debates, as benzedeiras, parteiras, grupos organizados de artesãs e todas as mulheres que fazem as bandas de Congo.
SÃO PAULO
A base de Ubatuba, no litoral norte, promove visitas monitoradas, com o histórico do Tamar e os trabalhos das mulheres que o integram e ajudaram o Projeto a se tornar um exemplo na conservação ambiental. Tem ainda jogos educativos para as crianças, mostras de vídeo, exposição de artesanato natural caiçara, produzido por artesãs de Ubatuba, e a mostra fotográfica Mar Vermelho.
SANTA CATARINA
A programação de Florianópolis inclui soltura de tartaruga marinha reabilitada na base; pinturas faciais com motivos marinhos e recreação para as crianças; visitas guiadas para grupos escolares pré-agendados e para visitantes; exibição de vídeos e alimentação interativa das tartarugas.
Equipe de Pesquisa discute prioridades de ações da Fundação Projeto Tamar
Projeto TAMAR: Manejo Adaptativo na Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil
No mês das crianças, que tal se aproximar das tartarugas marinhas?
Celebração da Oceanografia: Homenagem e Inovação em Prol da Conservação Marinha