17/06/2012 - A reunião conteceu de 30/05 a 01/06. ↓
Aconteceu de 30/05 a 01/06, a 5ª Reunião do Comitê Consultivo da Convenção Interamericana para a Proteção e Conservação das Tartarugas Marinhas (CIT), em Sheperdstown, West Virginia, nos EUA. Na pauta, avaliações de cumprimento de resoluções comuns aos 16 países membros da CIT, discussões específicas e emergenciais, e propostas de Plano de Ação para países que não o possuem.
O Comitê concentrou-se em avaliar pela primeira vez o cumprimento das resoluções apresentadas pelos relatórios anuais dos países membros da CIT, e discutiu algumas resoluções específicas e emergenciais, como a que trata da conservação da tartaruga de couro (Dermochelys coriacea) do Pacífico Oriental. Discutiu ainda as propostas de Planos de Ação Nacional para os países que ainda não o possuem, utilizando como modelos os do Brasil, México e Estados Unidos. Avaliou também a resolução sobre a tartaruga de pente (Eretmochelys imbricata), as pescarias, e as exceções de uso direto, apresentadas por Guatemala e Panamá.
Participaram da reunião Neca Marcovaldi, coordenadora técnica nacional, representando o comitê científico setorial, e o coordenador regional do Tamar no Espírito Santo, Joca Thome, vice-presidente do Comitê Consultivo e representante do Tamar/ICMBio da CIT.
A Convenção Interamericana foi criada para executar medidas comuns entre as nações, coordenar ações multilaterais para a conservação e proteção das tartarugas marinhas, e assegurar a implementação de uma agenda regional para conduzir a recuperação dessas espécies.
Equipe de Pesquisa discute prioridades de ações da Fundação Projeto Tamar
Projeto TAMAR: Manejo Adaptativo na Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil
No mês das crianças, que tal se aproximar das tartarugas marinhas?
Celebração da Oceanografia: Homenagem e Inovação em Prol da Conservação Marinha