06/08/2012 - Nas praias do Cruzeiro, Lázaro, Enseada e Almada/SP, o belo espetáculo reúne gente de todas as idades. ↓
O Tamar/Ubatuba (SP) participou, em junho e julho, das tradicionais corridas de canoas nas praias do Cruzeiro, Lázaro, Enseada e Almada, valorizando a cultura caiçara. As corridas são realizadas desde 1957. O belo espetáculo de canoas coloridas, em geral com nomes de mulheres ou animais, demonstra a força e destreza dos canoeiros.
As provas são realizadas em diferentes categorias, de um a três remos, para pescadores em canoas tradicionais (utilizadas no dia-a-dia da pesca), aprendizes (crianças de 10 a 14 anos) e para mulheres (dois remos). Em algumas praias também acontecem corridas para casais e turistas. Aos vencedores são entregues certificados de participação, medalhas e troféus, bem como prêmios oferecidos pelo Tamar.
Além das premiações, o Tamar promove, entre as largadas das corridas, solturas de tartarugas marinhas capturadas incidentalmente em redes de pesca e reabilitadas pelo Projeto, momento em que ressalta a importância da parceria com os pescadores da região para conservação destas espécies.
Ao final das corridas acontece um almoço comunitário para os competidores e familiares, por diversas vezes ao som de um fandango caiçara que não tem hora para terminar.
Festa de São Pedro - Uma das corridas de canoa mais importantes aconteceu na 88ª Festa de São Pedro Pescador (27/6 a 1º/7). A festa acontece desde 1923, sempre nessa mesma época, quando a pesca da tainha está no auge e o caiçara tradicionalmente prepara a sobrepau (tainha assada sobre brasas, colocada em cima de galhos de goiabeira verde).
A chegada da imagem de São Pedro por mar, em uma procissão de “canoas de um pau só", marca o início da festa. Neste ano, o destaque foi o cortejo marítimo em homenagem à canoa Maria Comprida, que fez história como principal meio de locomoção entre as cidades do litoral norte de São Paulo e litoral sul fluminense. Ela fez sua última travessia Ubatuba-Santos na década de 1970.
Durante a festa de São Pedro o Tamar/Ubatuba realizou uma exposição de painéis e réplicas sobre as tartarugas marinhas e exibiu em um telão as imagens de pescadores e parceiros em atividades de conservação e sustentabilidade.
Equipe de Pesquisa discute prioridades de ações da Fundação Projeto Tamar
Projeto TAMAR: Manejo Adaptativo na Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil
No mês das crianças, que tal se aproximar das tartarugas marinhas?
Celebração da Oceanografia: Homenagem e Inovação em Prol da Conservação Marinha