29/08/2013 - Este é o objetivo do projeto aprovado no edital 2013 da Tam Linhas Aéreas S/A, categoria de conservação da biodiversidade. ↓
Este é o objetivo do projeto "Aprendendo a Cuidar do Mar com as Tartarugas Marinhas", aprovado no edital 2013 da Tam Linhas Aéreas S/A, na categoria de conservação da biodiversidade. Até julho de 2014, os parceiros vão criar duas áreas temáticas no Centro de Visitantes do Tamar Ubatuba/SP para ampliar o envolvimento de moradores, educadores, estudantes, pescadores e turistas nas ações de redução dos impactos da captura incidental na pesca e dos resíduos sólidos jogados no mar.
Uma área temática de pesca será criada como um rancho de pesca com petrechos, painéis informativos, maquetes das artes de pesca características da região, equipamento audiovisual, canoa e um barco. Outra área, para tratar do problema do lixo no mar, terá um "lixômetro" mostrando as quantidades e tipos de resíduos ingeridos pelas tartarugas marinhas, além de seu tempo de decomposição no mar. As áreas temáticas vão ajudar a ampliar o alcance do trabalho de educação ambiental realizado pela base com parceiros locais.
Um conjunto de ações será realizado durante o período de execução do projeto: oportunidades de capacitação para educadores da rede municipal de ensino e da rede de educadores ambientais do litoral norte de São Paulo; capacitação permanente para os estudantes e profissionais que realizam estágio no Tamar Ubatuba; oficinas de educação ambiental elaboradas para os jovens do programa de inclusão social 'Nosso Papel de Futuro'; entre outras.
Equipe de Pesquisa discute prioridades de ações da Fundação Projeto Tamar
Projeto TAMAR: Manejo Adaptativo na Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil
No mês das crianças, que tal se aproximar das tartarugas marinhas?
Celebração da Oceanografia: Homenagem e Inovação em Prol da Conservação Marinha