31/03/2014 - O espaço do Lixo no Mar informa sobre uma das grandes ameaças às tartarugas e o espaço da Juçara mostra a beleza e a utilidade da palmeira. Leia mais. ↓
Novos espaços temáticos foram inaugurados no Tamar Ubatuba/SP. O espaço do Lixo no Mar (28/03/2014) traz importantes reflexões sobre a poluição marinha, uma das grandes ameaças às tartarugas e aos oceanos. O espaço da Juçara, em parceria com o IPEMA (21/02/2014), informa e conscientiza sobre a palmeira Juçara, espécie em extinção, nativa da Mata Atlântica. Em 2013, o espaço da pesca foi criado para mostrar curiosidades, características e importantes informações sobre a pesca na região de Ubatuba/SP. Entre outras atividades, as equipes capacitam professores no Centro de Visitantes e contribuem com a construção de estratégias de uso pedagógico destes espaços.
Lixo no Mar - O novo espaço sobre o lixo no mar tem como objetivo sensibilizar, informar e envolver os visitantes no cuidado com o lixo. "Embora seja um tema recorrente quando falamos em meio ambiente, o lixo é ainda um grande desafio para nossa civilização, pois requer uma mudança profunda nos padrões de consumo e produção, além da necessidade da responsabilidade compartilhada na destinação dos resíduos", explica a coordenadora de Educação Ambiental do Tamar Ubatuba, Maria Luiza Camargo. O espaço foi criado com uma proposta lúdica e interativa, como o ‘Túnel da barriga da Tartaruga’ e o ‘Lixômetro’, que demonstram a quantidade de lixo que as tartarugas ingerem no mar; e um painel feito de tampinhas e aro de bicicleta, que mostra a origem dos produtos consumidos diariamente por nós. Também propõe aos visitantes formas de contribuir direta e positivamente com a redução do problema.
Capacitação de educadores - Educadores receberam uma capacitação para uso dos espaçoes temáticos, durante o evento de inauguração do espaço Lixo no Mar. O Tamar Ubatuba recebe mais de 1.000 professores, anualmente, que acompanham mais de 9.000 estudantes. Participaram 25 profissionais, entre professores, diretores e coordenadores pedagógicos. A Secretaria Municipal de Educação de Ubatuba apoiou a iniciativa. O espaço do Lixo no Mar integra o projeto ‘Aprendendo a Cuidar do Mar com as Tartarugas Marinhas’, aprovado no Edital 2013 da Tam Linhas Aéreas S/A, na categoria de conservação da biodiversidade.
Juçara - O Projeto Juçara, realizado pelo Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica (IPEMA) e financiado pelo Programa Petrobras Ambiental, agora tem um espaço especial no Tamar Ubatuba. A palmeira Juçara, assim como a tartaruga marinha, é ameaçada de extinção. O Tamar apoia o Projeto Juçara, que desde 2005, trabalha com as comunidades da região, capacitando-as para o manejo sustentável da palmeira Juçara.
Pesca - Um caprichado rancho com paredes de taipa, painéis, maquetes das pescarias, materiais, canoa e um barco de verdade convidam o visitante a embracar em uma viagem pelo universo da proteção das tartarugas marinhas e das ações de mitigação dos impactos da captura incidental desses animais na pesca costeira. Saiba mais.
Encontro Anual do WIDECAST Reúne Especialistas em Conservação de Tartarugas Marinhas no Caribe
Homenagem ao Dia das Mulheres: Celebrando a Força e a Vida !
Os Desafios da Poluição Luminosa e os Impactos sobre as Tartarugas Marinhas
Projeto de rastreamento de tartarugas-de-couro por satélite no Espírito Santo
Workshop Anual de Veterinária e Tartarugas Marinhas: A Contribuição da Fundação Projeto Tamar
Culturarte 2024: Cultura, Arte e Conservação em Pirambu- Sergipe.