20/11/2014 - Dia 30 de novembro, a partir das 10:00hs, participe do IV Amigo Pescador. Leia mais. ↓
Dia 30 de novembro, a partir das 10:00hs, o Projeto Tamar realiza o IV Amigo Pescador, evento cultural que homenageia os pescadores parceiros das tartarugas marinhas que desde 1991 colaboram com a conservação e a pesquisa na região. Este ano, vai também comemorar o aniversário do Tamar em Ubatuba-SP. Com o patrocínio da Arcor do Brasil, a festa começa na Praia do Itaguá com a tradicional Corrida de Canoa Caiçara e a soltura de tartarugas marinhas que foram reabilitadas A participação de pescadores, remadores e mestres canoeiros vai deixar o evento ainda mais especial. A premiação será realizada no palco do Tamar que fica no centro de visitantes.
A comemoração segue às 15:30, com a apresentação da 'Dança da Fita do Itaguá', coreografia originária do folclore europeu que ainda é praticada em alguns pontos das regiões sul e sudeste do país. Na sequência, às 16:00, a banda do Movimento Tamarear, Os Cascudos, interpretará canções do Tamar com letras que remetem à história do Projeto e à conservação das tartarugas marinhas e dos oceanos. Criada no final de 2009, a banda iniciou a carreira em Ubatuba interpretando músicas do primeiro CD do Tamar. Com músicos locais, mantém a mesma formação desde o início, com André Ramos na guitarra, Rafael Furtado no baixo, Wanderley Alves na bateria e Ieda Terra no vocal.
Às 17:00, sobe ao palco o grupo Barbatuques, formado por 15 integrantes, quase 20 anos de carreira, referência internacional em música corporal, produtor de ritmos e melodias a partir de efeitos de voz, palmas, estalos, batidas de mãos e pés em sintonia. O resultado é surpreendente. Atua por todo o Brasil e exterior, com sólida agenda no meio artístico, corporativo e pedagógico.
A partir das 19:30, Luís Perequê e sua banda se apresentam. Talentoso músico e compositor da região, Luís Perequê é considerado o principal interlocutor da Cultura Caiçara. Nascido em Paraty, sul do estado do Rio de Janeiro, captou e traduziu como ninguém em suas canções a cultura e o modo de viver do caiçara, assim como as transformações sociais originadas da construção da BR-101.
A partir das 21:00, o músico, cantor e compositor Lenine, fará o encerramento do evento com uma apresentação especial. O músico é um grande parceiro das tartarugas marinhas e do Tamar, participa do trabalho musical do Projeto, compondo, interpretando canções e ajudando a ampliar o alcance da mensagem da conservação dos oceanos e das tartarugas por onde passa.
Clique na imagem p/ ampliar o cartaz.
Mais informações: (12) 3832-6202 e 3832-7014.
Movimento Cultural Tamar
O projeto pretende levar continuamente ao centro de visitantes do Tamar Ubatuba-SP espetáculos musicais e oficinas com o intuito de atender à demanda da comunidade de um maior contato com as expressões artísticas da região e de outros estados do nosso país. O projeto também busca consolidar a base do Tamar como um espaço cultural para a cidade, podendo utilizar a arte, em especial a música, como uma importante ferramenta de educação ambiental, contribuindo com a conservação da tartarugas marinhas.
Arcor e a Tortuguita
O Grupo Arcor é uma empresa global, de origem Argentina, exportadora de guloseimas do Brasil, Argentina e Chile e uma das maiores fabricantes de chocolates da América Latina. É líder mundial na produção de balas e também a maior empresa do segmento de biscoitos da América do Sul, com 20 mil colaboradores e 39 fábricas. A Tortuguita foi lançada em 1995, no Brasil, e tem como alvo o mercado infantil, consumidores entre 4 a 9 anos, que se identificam com a marca. Com o passar do tempo a personagem cresceu e mostrou ter afinidade também entre os pré-adolescentes, na faixa de 7 a 11 anos. “A Arcor oferece Momentos Mágicos e é isso que queremos proporcionar para as crianças, por isso investimos em parcerias que atendam o perfil do nosso consumidor,” explica, Loredana Mariotto, Diretora de Marketing da Arcor do Brasil. Mais informações: www.arcor.com.br
Projeto Tamar
Criado há 35 anos, o Projeto Tamar é uma cooperação entre o Centro Tamar/ICMBio e a Fundação Pró-Tamar. Tem o patrocínio oficial da Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, e o apoio do Título de Capitalização Bradesco Pé Quente. Atua em nove estados brasileiros onde recebe diversos apoios locais. Em Ubatuba, recebe o apoio da Arcor do Brasil e da Prefeitura Municipal de Ubatuba. Todos os recursos captados são revertidos integralmente para as atividades de conservação das tartarugas marinhas.
Equipe de Pesquisa discute prioridades de ações da Fundação Projeto Tamar
Projeto TAMAR: Manejo Adaptativo na Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil
No mês das crianças, que tal se aproximar das tartarugas marinhas?
Celebração da Oceanografia: Homenagem e Inovação em Prol da Conservação Marinha