26/12/2016 - Uma noite especial com muitas tartarugas no mar e no coração! Leia mais. ↓
O Natal dos Tamarzinhos da Praia do Forte-BA foi especial. Começou com o nascimento de 73 filhotes de tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), que depois foram soltos ao mar com a participação das crianças. Alguns quilômetros à frente, a surpresa foi flagrar duas cabeçudas desovando, para emoção e alegria de todos.
Os Tamarzinhos foram desafiados a ouvir 'A Viagem de Tamar', livro de Ângelo Machado, e em seguida a recontar dramatizando a história. As crianças se divertiram e também falaram de coisa séria, das ameaças que colocam a vida das tartarugas marinhas em perigo e de como todos podemos ajudá-las. Era noite de dormir todo mundo junto, no primeiro acampamento no TAMAR. Ao amanhecer, o aniversariante Eliel foi surpreendido com um caloroso parabéns, com bolo e muitos abraços. Depois, a brincadeira do amigo secreto arrancou muitas risadas e o Natal especial terminou com um apetitoso café da manhã.
Para a coordenadora de inclusão social e educação ambiental do TAMAR, Valéria Rocha, "as vivências que incorporam respeito, cuidado e amorosidade com o próximo, com o lugar onde vivem e com os seres que ali habitam são fundamentais para as mudanças de valores e atitudes voltados para a conservação ambiental e das tartarugas marinhas. Hoje, as tartarugas vivas valem muito para essas crianças e suas famílias. Elas carregam as tartarugas no coração e sempre pensam em como podem fazer para protegê-las", conta. De geração em geração, o milagre de Natal se repete todos os anos e cada vez mais aliados dos oceanos de das tartarugas tomam conta de seu lugar no mundo.
Saiba mais sobre o Programa Tamarzinhos.
O Projeto TAMAR começou nos anos 80 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. Com o patrocínio da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, hoje o projeto é uma soma de esforços entre a Fundação Pró-TAMAR e o Centro Tamar/ICMBio. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.
Equipe de Pesquisa discute prioridades de ações da Fundação Projeto Tamar
Projeto TAMAR: Manejo Adaptativo na Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil
No mês das crianças, que tal se aproximar das tartarugas marinhas?
Celebração da Oceanografia: Homenagem e Inovação em Prol da Conservação Marinha