12/03/2018 - Um encontro entre a sabedoria do mais velho e a inquietude do mais novo, dia 17/03, às 20h00. Leia mais. ↓
No próximo dia 17 de março (sábado), às 20h, o Projeto TAMAR Ubatuba será palco de uma apresentação musical única e imperdível. RODA DE MESTRES reúne três mestres cantadores e três jovens artistas, que juntos celebram o encontro entre a sabedoria do mais velho e a inquietude do mais novo.
Os poetas e brincantes populares Sinhá Rosária (80 anos - Campinas - SP), João Bá (82 anos - Crisópolis - BA), Tião Mineiro (72 anos - Boa Esperança - MG), com músicos da nova geração como Esther Alves (flauta, sanfona e percussão), Yandara Pimentel (percussão) e o jovem violeiro, pesquisador da cultura popular - João Arruda, formam esta roda por onde giram cantorias, prosas, poesia e muita alegria. Este encontro entre gerações é fruto dos trabalhos de direção musical realizados por João Arruda.
Por meio de suas músicas e de suas histórias, cada artista desta roda nos leva a uma paisagem diferente, a um universo cultural e existencial próprio. Com Sinhá Rosária nos embalamos na alegria do samba de bumbo e samba lenço paulista, com Tião Mineiro vamos aos giros de folias de reis e modas de viola caipira e com Joao Bá somos levados a poética encantada dos sertões nordestinos e do norte de Minas.
Através de sua arte partilham sabedorias e conhecimentos e espalham a mais leve alegria anciã. João Arruda, grande amigo e parceiro dos 3 poetas, junto com Esther Alves e Yandara Pimentel, acompanham cada um com violas, violão, sanfona e percussões em um clima de cantoria descontraída.
O evento é uma produção do Coletivo Casarão, conta com o financiamento do ProAC (Programa de Apoio à Cultura do Estado de São Paulo) e terá entrada gratuita. Conta ainda com o apoio Cultural do Ubatuba Convention & Bureau, Restaurante Papagalli, Restaurante O Rei do Camarão, Restaurante Cannelle e do Ubatuba Palace Hotel.
O Projeto TAMAR foi criado e começou a proteger as tartarugas marinhas no dia do meio ambiente de 1979. Hoje, o Projeto é a soma de esforços entre a Fundação Pró-TAMAR e o Centro Tamar/ICMBio. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no país, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 26 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Em Ubatuba, recebe o apoio da Prefeitura Municipal. Visite www.tamar.org.br
PROJETO TAMAR UBATUBA
Endereço: Rua Antonio Athanásio, 273 – Itaguá, Ubatuba/SP
Tel.: (12) 3832-6202 / 3832-7014 / E-mail: tamaruba@tamar.org.br
Evento: Roda de Mestres
Dia 17 de março (sábado) às 20H
Entrada gratuita
Clique na imagem para ampliar.
Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas do Brasil, ano de revisão para as tartarugas marinhas.
“Migração” entre bases: colaboradores do Tamar embarcam em uma jornada de aprendizado
Jorge, a tartaruga – cabeçuda que passou 40 anos em cativeiro e agora está de volta ao oceano!
Cultura Oceânica e a Fundação Projeto Tamar: Um Compromisso com a Conservação Marinha