pagina inicial Petrobras
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Limpeza de praia no Itaguá sensibiliza sobre a ameaça da poluição dos oceanos

30/03/2018 - Uma realização do Aquário de Ubatuba, Projeto TAMAR Ubatuba-SP e Instituto Argonauta. Leia mais. ↓

No dia 21 de março, o Aquário de Ubatuba, o Projeto TAMAR Ubatuba-SP e o Instituto Argonauta realizaram sua primeira limpeza de praias conjunta de 2018. A ação teve o objetivo de chamar a atenção para a ameaça da poluição dos oceanos e sensibilizar sobre ações diárias que colaboram com a redução da produção de lixo.

Com a participação das escolas E.M. Profª Olga Ribas de Andrade Gil, Cooperativa Educacional de Ubatuba e EM. Profª Altimira Silva Abirached, além de outras pessoas interessadas em ajudar, cerca de 350 pessoas recolheram o lixo encontrado em 2,5Km de faixa de areia da baía do Itaguá. Após a coleta, todo o lixo recolhido foi concentrado na Praça da Baleia e pesado, totalizando 288,3Kg de lixo coletado.

A data escolhida para a realização da limpeza de praia teve o intuito de recolher ao menos parte do lixo que foi gerado durante o verão, uma vez que essa é a estação em que a cidade recebe o maior número de pessoas nas praias. A iniciativa proporcionou a conscientização dos participantes, levando a refletir sobre o consumo desenfreado, descarte incorreto de resíduos e impactos causados nos animais marinhos. Nos países do hemisfério norte ações similares são realizadas em setembro, quando lá termina o verão.

Depois da atividade, os participantes ganharam uma visita orientada ao Aquário de Ubatuba, reforçando ainda mais a sensibilização sobre a preservação dos oceanos. No fim, com a presença de todos os envolvidos na ação, o TAMAR realizou uma soltura de tartaruga marinha reabilitada, considerada um símbolo da conservação marinha.

O Projeto TAMAR começou em 1980 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. Com o patrocínio da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, hoje, o Projeto é a soma de esforços entre a Fundação Pró-TAMAR e o Centro Tamar/ICMBio. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no país, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 26 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Em Ubatuba, recebe o apoio da Prefeitura Municipal. Visite www.tamar.org.br 

Tartaruga de pente ou legítima

Oceanário de Aracaju - SE

Centro de Visitantes

Mais informações - Visualizar informações anteriores

Petrobras