29/05/2018 - De 2 a 9 de junho, aprenda mais sobre as ameaças aos oceanos, as unidades de conservação e saiba por que é crucial proteger as tartarugas marinhas, os albatrozes e todos os bichos do mar. Leia mais. ↓
O Projeto TAMAR, o Aquário de Ubatuba, o Instituto Argonauta e a Prefeitura Municipal de Ubatuba realizam a 'V Semana do Mar' de 02 a 09 de junho de 2018. O evento faz parte da Programação da 8ª edição do ‘Festival da Mata Atlântica’ e tem o objetivo de sensibilizar, refletir e realizar ações em prol da conservação da natureza.
Apoiada por parceiros locais, a 'V Semana do Mar' tem programação especial de palestras relacionadas à conservação dos mares e oceanos, exposições, eventos culturais, mutirão de limpeza de praia, soltura de tartarugas marinhas reabilitadas, ações educativas do Projeto TAMAR, do Aquário de Ubatuba, do Projeto Albatroz, e muito mais.
A participação da equipe do Projeto Albatroz e do Coletivo Jovem Albatroz se destaca nas ações socioambientais educativas durante o Encontro Jovem Transformar, durante a limpeza de praia e a soltura de uma tartaruga marinha reabilitada. O Projeto Albatroz, assim como o TAMAR, é parte integrante da Rede BIOMAR, que reúne projetos de conservação da biodiversidade marinha patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
A abertura do evento começa no dia 02, a partir das 10h, no Projeto TAMAR, com a Mostra Fotográfica 'Lente Caiçara' de Roger Souza. Às 20h, acontece a apresentação musical do Grupo Concertada.
Dia 04/06, durante a tarde, o Aquário de Ubatuba realizará monitoria com escolas do município, e no Projeto TAMAR, a nutricionista Rosana Magalhães Gaeta realizará uma contação de história e outras atividades com o livro “SOBRE O QUE ESTAMOS FALANDO” do ICMBio - ESEC Tupinambás e Refúgio da Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes, junto com a E.M Profª Renata Castilho da Silva da Prefeitura de Ubatuba.
Às 19:30 do dia 04/06, tem no Aquário de Ubatuba a palestra da Veterinária do TAMAR, Daniela Costa, com a Bióloga do Instituto Argonauta, Natalia Della Fina, sobre o tema "Impacto do lixo sobre a fauna marinha". A entrada é gratuita.
Durante o dia 05/06, acontecem atividades de educação ambiental no Teatro Municipal, juntamente ao 'VIII Festival da Mata Atlântica'.
No período da noite, às 19:30 do dia 05/06, o Aquário de Ubatuba recebe a palestra do Projeto Mantas do Brasil "Ações de preservação e pesquisa da maior espécie de raia do mundo", ministrada por sua coordenadora de educação ambiental, Ana Carolina Fornicola. A entrada é gratuita.
No dia 06/06, as atividades iniciam às 14h no TAMAR e Aquário de Ubatuba. O TAMAR, juntamente à ESEC Tupinambás, realiza atividades de educação ambiental com o foco nas Unidades de Conservação da região. O Aquário de Ubatuba oferece visitas guiadas em seu centro de visitantes. Ambas as atividades são disponibilizadas para escolas do município.
Às 19:30 do dia 06/06, no Aquário de Ubatuba, tem a palestra da Analista Ambiental do ICMBio Alcatrazes, Thais Farias Rodrigues, sobre o tema "Conhecendo o Arquipélago de Alcatrazes". A entrada é gratuita.
Nos dias 07, 08 e 09, o Projeto TAMAR promove o III Encontro Jovem TransforMar, com a participação do Aquário de Ubatuba, Projeto Albatroz, Instituto Argonauta e diversos parceiros. O objetivo é sensibilizar, informar e articular os jovens para a elaboração de ações conjuntas em prol da conservação marinha. Estas ações serão apresentadas pelos jovens participantes no encerramento da 'V Semana do Mar'.
No dia 07/06, às 19:30, no Aquário de Ubatuba, tem a palestra "A importância das Unidades de Conservação", com a Analista Ambiental do ICMBio Alcatrazes, Thais Farias Rodrigues. A entrada é gratuita.
A programação do dia 08/06 tem início às 14h, no Aquário de Ubatuba, com a palestra "Vida Marinha, formando os Futuros Guardiões dos Oceanos", de Eric Comin, para escolas do município.
Ainda no dia 08/06, às 19:30, no Aquário de Ubatuba, acontecem duas atividades especiais: o Painel “Dia Mundial dos Oceanos - Sociedade do Mar e Garantia dos direitos”, com Mário Mantovani, diretor da SOS Mata Atlântica e Rodrigo More, porfessor da UNIFESP; e o lançamento do livro "Vida Marinha - 1 Guia ilustrado para crianças", de Eric Comin e Alexandre Huber, com noite de autógrafos.
Dia 09/06, as ações começam na Praça da Baleia, às 08:30. Nessa manhã tem as tendas das instituições ambientais locais, inauguração da estátua de Cousteau, Exposição Zoo Marinho, Limpeza de Praia com coleta de lixo na orla da praia do Itaguá por terra e mar, e soltura de tartaruga marinha reabilitada.
No período da tarde do dia 09/06, às 16h, acontece a palestra da fotógrafa Marina Bandeira Klink, com o tema “O que as fotografias revelam além de imagens”, no Aquário de Ubatuba. Entrada gratuita.
A partir das 19:30 do dia 09/06, acontece no espaço cultural do TAMAR o Encerramento do 'VIII Fertival da Mata Atlântica' e 'V Semana do Mar'. Além disso, o III Encontro Jovem TransforMar se encerra com a apresentação das propostas discutidas e elaboradas pelo Coletivo Jovem. Na sequência vem a assinatura do convênio entre o Projeto TAMAR e a Prefeitura Municipal de Ubatuba, uma parceria que há 25 anos apoia os trabalhos de conservação e pesquisa das tartarugas marinhas no município. E por fim a apresentação musical de Luiz Perequê e Socorro Lira.
O Projeto TAMAR começou em 1980 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. A Petrobras é a patrocinadora oficial do TAMAR, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A Fundação Pró-TAMAR é a principal executora das ações do PAN - Plano Nacional de Ação para a Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil do ICMBio/MMA. O TAMAR trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no país, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 26 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Em Ubatuba recebe o apoio da Prefeitura Municipal. Visite www.tamar.org.br
O Aquário de Ubatuba é o primeiro aquário privado do Brasil aberto à visitação do público e pioneiro no conceito de educação ambiental por meio do contato direto com animais. Destaca-se no país pelos projetos e realizações ao longo de 22 anos, completados em fevereiro de 2018 e foi o primeiro em ter um tanque de águas vivas e de contato no Brasil. A instituição, ainda, é premiada e reconhecida por iniciativas práticas de conservação e por ter sido a primeira em colocar em exercício iniciativas sustentáveis. Hoje, possui um circuito de visitação composto por 17 recintos com mais de 350 animais e cerca de 100 espécies diferentes. É reconhecido como um dos melhores aquários da América do Sul e do Brasil pelo site Trip Advisor e considerado uma das melhores opções de lazer educativo no litoral de São Paulo, permitindo que os visitantes aprendam a valorizar a biodiversidade aquática e marinha em um percurso auto didático que representa os mais variados ecossistemas do Brasil e do mundo. O Aquário de Ubatuba funciona de domingo a quinta-feira das 10h às 20h e sexta, sábado, feriado e em período de férias das 10h às 22h. Visite www.aquariodeubatuba.com.br. Conheça o Aquário de Ubatuba e se encante pelo fundo do mar!
SERVIÇO
VIII Festival da Mata Atlântica
De 27 a 09 de junho
Mais informações: www.ubatuba.sp.gov.br/smma/fema2018
V Semana do Mar
De 2 a 9 de junho
Mais informações: Projeto TAMAR (12) 3832 6202 | 3832 7014
Rua Antonio Athanázio, 273 – Itaguá, Ubatuba/SP
Mais informações Aquário de Ubatuba:
Rua Guarani, 859 – Itaguá, Ubatuba/SP
Tel.: (12) 3834-1382
Clique na imagem para ampliar.
Equipe de Pesquisa discute prioridades de ações da Fundação Projeto Tamar
Projeto TAMAR: Manejo Adaptativo na Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil
No mês das crianças, que tal se aproximar das tartarugas marinhas?
Celebração da Oceanografia: Homenagem e Inovação em Prol da Conservação Marinha