25/08/2018 - Em sua 14ª edição, a premiação visa a valorizar pessoas e instituições que promovam o social e os direitos humanos. Saiba mais. ↓
Na tarde desta quinta-feira (23) o Projeto TAMAR em Vitória-ES recebeu o Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes pelas ações sociais promovidas no Espírito Santo. O prêmio – criado pela Lei Estadual 7.844/2004 e já em sua 14ª edição - é uma homenagem do Governo do Estado a pessoas ou entidades que se destacaram na defesa e afirmação dos direitos da pessoa humana, que lutam e trabalham por mais justiça, desenvolvimento social e igualdade para todos.
Na solenidade de entrega do prêmio, que ocorreu às 16h00, no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, estiveram presentes a gestora do Centro de Visitantes do Projeto Tamar Vitória-ES Denise Rieth, o biólogo do Projeto Tamar Vitória-ES Tommy Magalhães, e a analista ambiental do Centro TAMAR/ICMBio Cecília Baptistotte. Confira todos os premiados clicando aqui.
“É muito gratificante estarmos aqui para receber um prêmio pelas ações sociais que o Tamar promoveu e promove no Espírito Santo”, celebrou Denise Reith. Para Cecília, o momento é de agradecimento, pelo reconhecimento de todo esse trabalho.
Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes - Dom Luís Gonzaga Fernandes foi Bispo Auxiliar e atuou na Arquidiocese de Vitória-ES entre os anos de 1966 e 1981. Teve papel fundamental na reorganização e reestruturação da Igreja de Vitória, optando por apoiar os mais pobres. Neste período é que nasceu e se desenvolveu as Comunidades Eclesiais de Base, foi criada a Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de Vitória e outras comissões em defesa dos direitos humanos.
Na solenidade de premiação os grupos musicais Quarteto Harmonia, da 1ª Igreja Batista de Vitória, e Banca de Congo da APAE de Cariacica-ES se apresentaram ao público. O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, parabenizou os premiados e relembrou Dom Luís. “Ao criarmos esse prêmio prorrogamos a presença de Dom Luís entre nós, principalmente em um momento tão delicado como o atual, que envolve conhecermos os problemas sociais e mais do que isso, agir para soluciona-los”, frisou Hartung.
Em Vitória (ES), o TAMAR fica localizado na Ilha do Papagaio, uma área adjacente à Praça do Papa, na Enseada do Suá. Conta com dois aquários para a observação de tartarugas marinhas, além de palestras sobre seu ciclo de vida, reprodução e preservação. Os tanques abrigam filhotes e espécies adultas de tartaruga verde, cabeçuda, de pente e oliva.
O Centro de Visitantes funciona sob a gestão compartilhada da Prefeitura Municipal de Vitória com a Fundacão Pró-TAMAR. Além da capital, o projeto encontra-se no litoral norte capixaba, em Regência, Povoação e Pontal do Ipiranga, em Linhares-ES, e em Guriri, São Mateus-ES.
Equipe de Pesquisa discute prioridades de ações da Fundação Projeto Tamar
Projeto TAMAR: Manejo Adaptativo na Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil
No mês das crianças, que tal se aproximar das tartarugas marinhas?
Celebração da Oceanografia: Homenagem e Inovação em Prol da Conservação Marinha