pagina inicial Petrobras
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Brigada Ecológica Adolescente

01/05/2020 - Educação Ambiental e formação de jovens para a conservação do meio ambiente de sua comunidade ↓

Desde sua criação na década de 80, o Projeto Tamar/Fundação Pró-Tamar procura envolver as comunidades litorâneas nas atividades de proteção e conservação das tartarugas marinhas, estimulando a formação de uma consciência ecológica local, desenvolvendo atividades de educação ambiental e envolvimento comunitário. Destaca-se a campanha Nem Tudo Que Cai na Rede é Peixe, desenvolvida junto a pescadores, palestras em escolas municipais e estaduais, exposições em logradouros públicos, campanha Nossa Praia é Vida, além de Calendário Ecológico, Cine Tamar, rodas de conversas sobre questões ambientais e pesca responsável, Brigada Ecológica Adolescente, entre outros.

A base da fundação presente no Ceará está localizada no litoral oeste do estado, a 242 quilômetros de Fortaleza. Instalada em 1993, atua junto às comunidades pesqueiras de Torrões, Almofala, Porto dos Barcos e Guajiru, no município de Itarema, e Volta do Rio, no município de Acaraú, protegendo tartarugas marinhas capturadas incidentalmente em currais de pesca e outras pescarias presentes na região.  

O Programa Brigada Ecológica Adolescente, criado em 2001 no litoral cearense, é um programa de frequência anual baseado em atividades, cursos e oficinas que busquem desencadear nos adolescentes uma visão ecológica e consequentemente conservacionista do seu território. O mesmo tem como objetivo estimular a formação de sujeitos conscientes do seu papel a desempenhar para a preservação do meio ambiente ao qual está sob sua reponsabilidade, através da promoção de práticas ambientais sustentáveis, com a participação desses atores nos processos de fortalecimento da construção do ordenamento ambiental de sua comunidade.

As atividades realizadas promovem a sensibilização, compreensão e busca de soluções a questões ligadas ao cotidiano, assegurando o entendimento real do objetivo do programa. “Foi uma experiência incrível! Lembro que contava os dias para ir para a Brigada. Nunca vou esquecer dessa época, eu adorava. A partir daí, decidi que ia fazer biologia” diz Francisco Adeildo, 22 anos, um dos participantes da Brigada Ecológica.

Anualmente, participam da Brigada Ecológica quatro adolescentes na faixa etária entre 14 a 17 anos, devidamente matriculados em instituições de ensino formal pública, levando-se em consideração aqueles residentes nas áreas de atuação do projeto, pertencentes a famílias com vínculos no território. Todos recebem uma bolsa educacional mensal, além de lanche a cada encontro, bem como participam da Rede Biomar - Rede de Projetos de Biodiversidade Marinha, através do Programa Petrobras Socioambiental.



O Programa “Brigada Ecológica Adolescente” atendeu desde 2001 até os dias atuais 152 jovens, com encontros acontecendo duas vezes por semana. Nesses encontros são realizadas diversas atividades, elencadas antecipadamente, que em linhas gerais são:
- Acompanhamento do programa de conservação das tartarugas marinhas e Educação Ambiental realizados pelo Projeto TAMAR/Fundação Pró-TAMAR;
- Oficinas de teatro, reciclagens de material, estudos sobre as pescarias locais, rodas de conversas sobre as questões ambientais, estudo do meio;
- Palestras sobre conservação do meio ambiente, pesca responsável, cadeia alimentar, extinção dos animais,
- Participação em levantamentos sobre territórios pesqueiros e suas pescarias, acompanhamento de desembarques de pescarias, conversas com lideranças mais antigas e com notável saber da comunidade para entendimento da mudança sociais e ambientais de sua comunidade, entre outros;
- Rodas de conversas sobre as questões ambientais com pescadores e estudantes das escolas locais;
- Apresentação dos resultados das atividades realizadas semestralmente, para a comunidade em geral e escolas;

Assim, trabalhamos o entendimento e a visão que estes atores possuem do meio ao qual estão inseridos, utilizando a “Conservação Ambiental” como elemento norteador através da aplicação de técnicas que estimulam a percepção e as relações interpessoais com o meio ambiente que o cerca, sensibilizando-os e assegurando o entendimento real dos objetivos das ações através de atividades lúdico-didáticas.

“É extremamente gratificante de ver como se dá de forma exponencial o envolvimento dos adolescentes nas questões ambientais de sua comunidade quando da sua participação no programa. Mas para mim, o mais importante é a percepção de como eles levam para a vida o aprendizado durante sua passagem na Brigada Ecológica” comemora o Coordenador Regional no Ceará Eduardo Lima.  

Tartaruga Tartaruga-de-couro ou Tartaruga-gigante

Fernando de Noronha - PE

Centro de Visitantes

Mais informações - Visualizar informações anteriores

Petrobras